terça-feira, 29 de novembro de 2011

Para os congressistas e encontristas de plantão, que aguardam ansiosamente pelo próximo congresso de medicina, uma boa notícia: está chegando o Congresso Brasileiro de Estudantes de Medicina (COBREM) e este ano será em Recife (aqui pertinho!) de 25 de janeiro a 3 de fevereiro.
Para quem nunca foi para um congresso/encontro da DENEM certamente está perdendo uma oportunidade única de conhecer estudantes do Brasil inteiro e as realidades mais diversas dos cursos de medicina do país, além de aprender muita coisa importante para nossa formação. Poderíamos numerar diversos fatores do porquê ir ao COBREM Recife:
  1. Para os calouros: pensamentos como “vou deixar pra ir pra um congresso da DENEM quando estiver mais avançado no curso” não muito sentido. É justamente nessa época, início de curso, que os períodos estão mais leves e dando espaço para participar de matérias optativas e eletivas, ligas acadêmicas, projetos de pesquisa e de extensão e congressos estudantis. Apesar de não precisar saber nada de bioquímica, anatomia, neuro ou fisiologia para participar do COBREM, a programação vem recheada de temas indispensáveis para nossa formação enquanto futuros médicos, mas que infelizmente não é sequer tocada em sala de aula.
  2. Programação: A programação oficial do COBREM será fechada neste final de semana numa reunião em São Paulo, mas o tema central já foi fechado: Educação Médica. Indiscutivelmente o tema que está mais em voga na área médica na atualidade, dado o aniversário de 10 anos da Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da saúde. Além disso, é um tema central para os estudantes da UFS, dado o processo de Reforma Curricular que estamos passando atualmente em nosso curso. Mudar o currículo sem estar por dentro dos debates que rolam no Brasil sobre educação médica não rola. Além desse tema, outros pontos serão discutidos no congresso em mesas, palestras, oficinas, rodas de conversa e painéis: saúde, trabalho médico, serviço civil para medicina, etc.
    EM BREVE MAIORES INFORMAÇÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário