CREMEPE


O Cremepe

O CREMEPE existe para garantir o exercício ético da medicina em Pernambuco, e possui quatro atividades básicas.

Cartorial

Registro de diplomas, títulos de especialistas, inscrições, transferências e cadastramentos.

Fiscalizadora

Fiscalização das condições de funcionamento de todas as empresas de assistência médico-hospitalar, bem como das condições de trabalho do médico.

Judicante

Recebimento de denúncias, instalação de sindicâncias e processos disciplinadores dentro das normas do Código de Processo Ético Profissional.

Política

Participação e acompanhamento das políticas de saúde, sempre em defesa dos interesses da coletividade e da categoria médica.

Como funciona?

O CREMEPE é dividido em diversos setores que fazem seu funcionamento eficiente e garantido.
* Possui uma diretoria constituída do Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário, 2º Secretário, Tesoureiro, 2ª Tesoureira , Corregedor e Corregedora Adjunta. Funcionando das 8 às 17 horas, a Diretoria está à disposição para esclarecimentos e discussões de assuntos pertinentes a esse Conselho. Neste setor também são realizadas reuniões administrativas e de comissões técnicas, com discussões relacionadas a temas institucionais e ao corpo clínico. Possui um corpo de conselheiros, sendo 20 conselheiros efetivos e 20 suplentes.
* O setor de administração e serviços é responsável pelo setor de pessoal e assessoramento da Diretoria, dentre outras atividades. As inscrições primárias, secundárias e, por transferência, os pedidos de cancelamento, inscrições de empresas prestadoras de serviços médicos assistenciais, baixa de inscrições, registro de especialidades e recebimentos de cobranças são processados neste departamento.
* Já a assessoria júrídica, recebe, instrui e acompanha os Processos Éticos até a fase de julgamento em plenário e seus posteriores encaminhamentos. No CREMEPE são realizados ainda, dois tipos de fiscalizações: a preventiva e por denúncia. Na primeira, procura-se avaliar as condições do atendimento prestado, orientando na correção das falhas. Na segunda, procura-se esclarecer a procedência da denúncia através de sindicâncias apreciadas pelos Conselhos em Reunião Plenária.
* Como uma forma de descentralização do atendimento, o conselho possui três Delegacias Regionais: uma em Petrolina, em Caruaru e a mais recente em Serra Talhada, visando ficar sempre mais perto da classe médica e da comunidade.