quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O simepe dando destaque ao nosso curso!

Medicina lidera concorrência em PE

Pelo segundo ano consecutivo, medicina da unidade de Garanhuns, no Agreste do Estado, é o curso mais concorrido do vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE), com 55,75 candidatos por vaga. Em segundo lugar aparece medicina, no Recife, com 43,85 inscritos disputando cada vaga. Direito, em Arcoverde, no Sertão, que ano passado ficou na vice-liderança, este ano está na terceira posição, com 30,60 feras por vaga. As provas serão aplicadas nos dias 4, 5 e 6 de dezembro para 39.346 estudantes. São oferecidas 2.864 vagas.
Além dos dados do vestibular tradicional, a UPE divulgou ontem a concorrência do Sistema Seriado de Avaliação (SSA). Nesse formato, o candidato realiza três provas, ao final das três séries do ensino médio, e só concorre às vagas no último ano. No SSA, a maior procura é em ciências biológicas, no Recife, com 46,17 inscritos por vaga, seguido de direito em Arcoverde (38,40) e engenharia da computação (30,94). Medicina, no Recife, aparece na 11ª colocação, com 25,20 feras por vaga. O seriado realizará provas para 10.425 candidatos dos 3º anos nos dias 20 e 21 de novembro. Há 716 vagas.
Chama a atenção, no vestibular tradicional, que das 44 graduações da UPE, os sete cursos com as concorrências mais baixas são da unidade de Petrolina, no Sertão (variam de 4,95 de ciências biológicas a 2,45 geografia). “O câmpus de Petrolina tem a mesma qualidade das demais unidades. O que pode justificar essa baixa procura é o fato de termos lá outras instituições públicas como a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Também o Instituto Federal e as estaduais da Bahia, que ficam na cidade vizinha de Juazeiro”, observa a pró-reitora de graduação e presidente da comissão de vestibular da UPE, Izabel Avelar.
Ela ressalta que as licenciaturas, justamente as que tiveram pouco interesse dos feras, são bem avaliadas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o antigo Provão, aplicado pelo Ministério da Educação (MEC). “Na área de saúde, em Petrolina, também temos boas notas, com fisioterapia e enfermagem”, complementa a pró-reitora. No SSA, quatro cursos não conseguiram obter nem um candidato inscrito para cada vaga ofertada. São eles, também em Petrolina: pedagogia (0,92), geografia (0,58), letras-português (0,45) e letras-inglês (0,38).
PROVAS
Domingo e segunda-feira (dias 14 e 15), a UPE aplicará provas do SSA para os estudantes dos 1º e 2º anos. De manhã, a partir das 8h, farão o exame 21.206 alunos do ano inicial do ensino médio. À tarde, às 14h, serão 15.886 candidatos dos 2º anos. A recomendação é que todos cheguem com uma hora de antecedência. É proibido levar telefone celular.
fonte: simepe,jc

Nenhum comentário:

Postar um comentário